sexta-feira, 13 de abril de 2018

Você esta descansando adequadamente para ter ganhos?


Quando se fala em ganhos, tende-se a achar que quanto mais treino e mais frequência melhor, mas se tratando de corpo humano não é bem assim que funciona,

O descanso é uma parte essencial nesse objetivo, afinal é nele que se regeneram os tecidos micro lesionados e melhoram as capacidades.
A esse processo dá se o nome de supercompensação, mas antes de explica-lo teremos que falar sobre outro processo também.

Oque é homeostase?


Nosso corpo se mantém em um estado conhecido como homeostase, onde está equilibrado e mantém uma estabilidade de mecanismos fisiológicos e metabólicos. Qualquer alteração faz com que esta homeostase seja quebrada (
Temperatura, alimentação, ambiente, stress, emoções e exercício físico).



Essa quebra pode parecer algo ruim, mas é extremamente importante para nossa sobrevivência e para que sejamos mais resistentes. Com essa quebra que o corpo melhora suas funções, tornando-as mais eficientes.

Quando executamos um exercício físico esta homeostase é quebrada e diversas reações ocorrem em nosso organismo, como elevação da Pressão Arterial, uso maior das reservas energéticas, elevação dos batimentos cardíacos e consequentemente da circulação. Resumindo, o exercício físico é um agente estressor dentro de nosso metabolismo.

Mas oque isso tem a ver com com descanso?
Calma jovem estou chegando lá



Quando nos exercitamos acima dos níveis que o corpo está adaptado, causamos diversas “agressões” ao organismo, como micro lesões musculares, quebra das reservas de energia e outros fatores. O corpo, no pós exercício então, busca repor e consertar o que o exercício causou. 
Mas o corpo, numa atitude para manter sua sobrevivência não apenas repõe o que foi perdido e depletado, mas aumenta os níveis que tínhamos antes do exercício. Essa é uma atitude de precaução, que muito provavelmente é um resquício da época das cavernas, onde a principal tarefa era manter a vida sob os agentes que a colocavam em risco.

Dessa forma que ocorre a supercompensação e assim o treinamento constante consegue aumentar os níveis fisiológicos e metabólicos, com isso temos a hipertrofia, aumento da força da resistência e todos os outros componentes.

Mas infelizmente não é tão simples quanto parece. Fatores como dieta, descanso e outros tem participação direta neste processo. A supercompensação se divide em 4 fases:

O Ciclo Da Supercompensação 


  • Fadiga: Após o treino, e dependendo sempre do estímulo que foi dado, existe uma fadiga associada ao catabolismo que provocamos no nosso corpo.
  • Compensação: Após um período de fadiga, inicia-se um processo de anabolismo, onde o corpo começa a recuperar o que foi perdido e adapta-se, preparando-se para um novo ciclo.
  • Supercompensação: O organismo chega de novo à sua capacidade inicial e continua a aumentar as suas reservas de glicogênio ou a aumentar a sua massa muscular, como forma de se adaptar ao tipo de exercício que foi feito na fase I.
  • Ponto Crítico: A supercompensação atingiu o seu ponto crítico, o qual devemos aproveitar para criar um novo estímulo. Caso contrário, ocorrerá uma regressão, ou involução, e não aproveitaremos o benefício que tiramos do exercício que fizemos.
Por essas e outras confie no seu professor da academia quando ele bota um descanso na quarta pra ti, ou series AB 3x na semana, as coisas são gradativas, não adianta querer se matar lá 7x na semana. Preze pela sua saúde.

OBS: Esses dados são a respeito de indivíduos não hormonizados, com o uso de Anabo. Sintéticos notou-se uma recuperação por volta de 24h em algumas pessoas, algo bem surreal.

Tem alguma dúvida sobre o tema?! manda um Direct la no instagran pra mim @ty1er.lee que responderei o quanto antes.


Espero ter ajudado galera, abraços e bons descansos.