Alongamentos durante a atividade trazem algum benefício?
Muito se fala a respeito disso mas as explicações acabam se conflitando, hoje esse mito será quebrado
Primeiramente, alongamentos se dividem em dois:
- Alongamento Brando - Breves solturas da articulação e musculatura, pré atividade, evitando lesões por estiramento ou articulares ao se usar pesos nos treinos, geralmente são feitas em balanceios por volta de 5 segundos , sem atingir a amplitude máxima da articulação.
- Flexionamento - Alongamentos isométricos visando ganho de amplitude e estímulo neuromotor, com tempo superior a 20 segundos, atingindo a amplitude máxima da articulaçao
E sim as duas valências são importantes e devem ser trabalhadas mas não as confundam.
Alongamento de forma mais branda faz parte do aquecimento antes do treino, já o flexionamento deve ser feito em outro momento ao treino, pois sua finalidade é outra.
Flexionamento antes de treino de força, pode?
Na nossa musculatura existe um filamento chamado pontes cruzadas que é o principal responsável pela contração muscular
Ao se executar o flexionamento esses filamentos se rompem, afinal causam-se micro rupturas na musculatura fazendo ela se regenerar mais alongada (explicando de forma sucinta).
Com isso a contração muscular fica prejudicada, gerando um fibrilamento na musculatura e uma instabilidade articular, aumentando e muito o risco de uma lesão.
Então, flexionamento depois de treino de força?
Uma bexiga vazia se alonga facilmente já uma cheia se torna muito mais difícil e arriscado de esticar. Com os músculos não é diferente.
No pós treino o risco de lesão também é grande, por meio de rompimento parcial ou total do mesmo que está sendo alongado.
Por estar "inchado" do trabalho muscular que foi feito
Tendo em vista esses argumentos...alongar-se ao ir treinar, Okay
Flexionar a musculatura nem pensar! Não confundam.
A respeito desse assunto o professor e estudioso da área de atividade física Waldemar Guimarães deu sua opinião em uma postagem.
No âmbito dos exercícios de flexibilidade tem seus agravantes antes e depois do treino, antes porque inibiria a força íntegra do praticante e ativaria o fuso muscular e OTG (órgão tendinoso de Golgi) assim causaria um relaxamento nos músculos e o treino não teria seu maior proveito,
sem contar que exercícios de flexibilidade são doloridos e demorados e usados pra atividades físicas específicas como artes marciais, yoga, ginástica naturalista, danças e toda e qualquer atividade que envolva grandes mobilidades articulares, amplitudes e flexibilidade.
E pós treino poderia causar lesões musculares como contratura por facilitar a entrada de cálcio em músculos micro-lesionados geralmente causados por treinamento de força, então exercícios de flexibilidade antes e pós treinamento de força jamais!!!”
Tem alguma dúvida sobre o tema?! manda um Direct la no instagran pra mim @ty1er.lee que responderei o quanto antes.
Espero ter ajudado galera, abraços e bons treinos.