sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O papel da vitamina D no esporte

(Hoje será minha amiga e nutri, Mariana Contino quem irá explicar o assunto, profissionais da saúde unidos!
Todos os contatos dela ao final da postagem galera, então vamos ao assunto)

O aumento do ritmo de trabalho e disseminação do uso de filtro solar são, inegavelmente, fatores relevantes dentro do contexto da humanidade. Mas, como toda ação tem uma reação, tais fatos acabaram por gerar consequências indesejáveis.


Atualmente é observada, de forma crescente, uma deficiência de vitamina D na população, independentemente até mesmo do local de origem, visto que a vitamina D é formada no organismo a partir dos raios solares, o que, teoricamente, não era pra ser encontrado em países tropicais. Mas isso ficou só na teoria mesmo.

Benefícios da vitamina D

  

Sabe-se que a vitamina D melhora a absorção do cálcio a nível intestinal e também sua fixação nos ossos. Evidências recentes também tem elucidado um importante papel dela sobre a saúde dos músculos esqueléticos e ossos, os quais tem importância indiscutível sobre a população fisicamente ativa. Além disso, alguns pesquisadores suplementaram vitamina D em atletas com deficiência e observaram melhora significativa da performance e rendimento. 

Outros estudos ainda encontraram um aumento da massa magra ao desfazer a deficiência. Na realidade, os benefícios não param por aí... Existem estudos que associaram vitamina D e função cardiorrespiratória, aptidão física, imunidade e sempre de forma proporcional, ou seja, quanto melhores os níveis sanguíneos, maiores as respostas. Em conjunto, todos esses fatores impactam diretamente sobre o rendimento esportivo, especialmente na categoria endurance (que são as atividade aeróbicas de maior duração).


Como obter vitamina D?




O melhor e mais barato método de melhorar os níveis de vitamina D é através da exposição ao sol. Isso porque os raios solares provocam uma reação química, ativando a vitamina D no organismo. Pela dieta, conseguimos o nutriente naturalmente através de alimentos como:

  • cogumelos; 
  • óleo de peixe; 
  • ovos;
  • fígado.

 Alguns outros alimentos também podem ser acrescidos (quando a indústria vai lá e acrescenta) de vitamina D, como iogurtes ou cereais (o que provavelmente vai estar estampado no rótulo).

Por outro lado, é sempre bom lembrar que o excesso também faz mal: justamente por ser uma vitamina lipossolúvel, ela é um pouco mais difícil de ser eliminada do corpo, especialmente em obesos, por conta de sua forte atração aos lipídeos. O ideal é sempre procurar um profissional de saúde de confiança pra fazer a dosagem correta de forma individual e segura. 

OBS: vegetarianos, veganos, idosos, atletas amadores e profissionais de alto nível, além de populações de países onde (literalmente) o sol não bate. A suplementação é válida, e frequentemente, feita junta ao cálcio, pois um melhora a absorção do outro, o que os torna um belo casal. Pra complementar essa parceria, é indicada uma boa dose de lipídeos, de preferência os insaturados (presentes no abacate, azeite, linhaça), isso porque a vitamina D pega carona nos carreadores de gorduras e assim é absorvida.

Pintou alguma dúvida? Escreve pra mim! maricontinonutri@gmail.com
Ah! E não deixa de dar uma passada no instagram >> @maricontinonutri

Seguem abaixo algumas fontes e sugestões de artigos pra saber mais. Bons estudos! 

Rossi KA. Nutritional aspects of the female athlete. Clin Sports Med 2017. 
Girgis CM, et al. Effects of vitamin D in skeletal muscle: falls, strength, athletic performance